sábado, 10 de março de 2007

História - Uma breve história da erva-mate



Em visita ao apartamento da família Mendes Gonçalves em Campo Grande - MS, tive a sensação de estar num museu de História regional, fotos, livros e objetos antigos, não pude deixar de escrever alguma coisa relacionado à erva-mate e a Cia. Mate Laranjeira.
Em 1882, através do Barão de Maracajú, Thomaz Laranjeira, consegui a concessão para explorar a erva-mate na fronteira com o Paraguai, iniciando as atividades em 1883 a margem do Rio Verde, firmando o povoamento na região de Amambai.
A origem e o uso da erva-mate vem do hemisfério sul com a população pré-colombiana, era chamada de "caá" pelos Guaranis do Paraguai e Uruguai que diziam possuir, nesta, diversas propriedades, “descanso para os músculos” (Relaxamento muscular), atenuante de fome, “levantadora das forças alquebradas" (estimulante físico) e alto poder afrodisíaco, contudo, por um tempo, a erva foi condenada pelos jesuítas, pois, diziam que tornava o espírito do índio altamente belicoso, anos depois, os próprios jesuítas recomendavam seu uso por se tratar de uma planta medicinal, no início do século XVII já se tinha um maior conhecimento desta planta que “produzia força”, possibilitando carregar nas costas as “braçadas” de folhas a muitas léguas no caatin (erval) até o ponto de embarque no rio.
Inicialmente, a erva era quebrada e mascada, os índios, ainda, comiam sua semente com mel, passando-se, depois, a ser consumida como chá, chimarrão e tereré, os luso-espanhóis passaram a imitar os aborígines no uso do “tomar erva”; "o mate é um grande estimulante dos músculos e dos nervos, assim como do cérebro, facilita a digestão sem afetar o coração nem perturbar o sono, auxiliando o bom funcionamento do intestino e dos rins” (Dr. Shunck de Goldelin, médico francês).
Algumas denominações da erva-mate, matin (linguajar quíchua), chá-de-paraguai, chá-dos-jesuítas, erva-do-diabo, yerba santa e ka’a (Guarani).
A Guerra do Paraguai contribuiu para o surgimento do ciclo da erva mate no Mato Grosso do Sul (Antigo sul do mato grosso), as demarcações levaram Thomaz de laranjeira em contato com os ervais nativos nessa região, estabelecendo em Concepción – PY, iniciando sua exploração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br